segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Teoria da Cauda Longa

 A teoria da cauda longa identifica as distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente, defendendo que a cultura e a economia estão mudando de foco e deixando de se limitarem apenas aos “hits”, produtos que vendem muito no mercado (também conhecido com produto de “nicho”), oferecendo também os produtos que interessam um pequeno número de pessoas.
 Esses produtos de nicho quando somados atingem grandes números, transformando-se em um mercado lucrativo, e é possível por causa da internet, já que expor esses produtos nos sites custa o mesmo que expor os “hits”. Aplicando esta teoria ao jornalismo, percebemos que a internet ampliou o MCM e seus conteúdos. Qualquer pessoa com acesso a internet usa a mesma tecnologia que os sites e portais usam, igualando amadores e profissionais no meio jornalístico da Web.
 Estes fatores aumentam as fontes de informação, sendo que esta teoria é aplicada também em relação aos conteúdos, ou seja, agora qualquer indivíduo poderá divulgar informações na internet. Estas não estão mais restritas aos MCM, e com o avanço da era virtual, o jornalismo é ilimitado.
 Contudo, a internet proporciona que cada usuário escolha suas fontes de acordo com seus gostos e interesses. O baixo custo possibilita diversas formas e tipos de informação, indo além dos “hits”, formando a cauda longa do jornalismo. Essa mudança advinda da internet impulsiona as grandes mídias a se renovarem e se adaptarem às novas exigências do público consumidor virtual.



Esquema da Teoria da Cauda Longa

Por Poliana Micheletti.




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