segunda-feira, 3 de outubro de 2011

5ª edição do FAD na capital mineira

 Entre os dias 1 de setembro a 2 de outubro foi realizada no Museu Inimá de Paula, localizado na rua da Bahia, 1201, Centro, a 5ª edição do Festival de Arte Digital (FAD), contemplando performances, instalações interativas, oficinas, workshops e debates. A programação foi gratuita.
Parasimétrica - Algoritmo das Cores. Foto: Júlio Firmino.
 Criado em 2007, o FAD é um projeto que explora a invenção de novas tecnologias no campo da arte e da comunicação, oferecendo ao público o melhor da produção brasileira e internacional, contribuindo para o incentivo à exibição e propondo uma reflexão acerca da nova produção de arte eletrônica no estado, no país e no mundo.
 O tema central da exposição foi a cinética, com relevância para o uso do digital, permanecendo presente mesmo que por vezes de forma periférica. O visitante teve acesso a trabalhos que dialogam entre si com proximidade. Obras que não estão relacionadas diretamente com o cinetismo não foram descartadas, pois representavam outras faces da arte digital atual.
Ada de Karina Smigla-Bobinski. Foto: Júlio Firmino.
 Em geral, foram apresentados 21 trabalhos, provenientes de seis países. A exposição foi dividida em dois segmentos, entre eles o FAD Galeria, que contou com as atrações: Hidrostatic Journey to the Origins of Consciousness de Brandon Barr (EUA), Parasimétrica – Algoritmo das Cores de Cadu Lacerda (Brasil–RJ), Nervous Structure de Cuppetelli and Mendoza (EUA), Sismo de Felipe Norkus (Brasil–RJ), Timelandscape – Wool Rhythms de Juliana Mori (Brasil–SP), Ada de Karina Smigla-Bobinski (Alemanha), La Marche de L’oursin / Nuage em Suspension / Leon de Laurent Debraux (França), Passo-a-Passo de O Grivo (Brasil-MG) e o Jardim do Tempo de Void (Portugal).
 No FAD Performance as atrações foram Loss-Layers de A.lter S.essio (França), Concerto para o Erro de Renato Negrão (Brasil-MG), Cicloritmoscópio de Aruan Mattos e Flavia Regaldo (Brasil-MG), Jardim das Gambiarras Chinesas de Duo N-1 (Brasil-SP), Do You Sync de Mikkel (Itália), [Q.N.S.N.S]² de Chico de Paula (Brasil-MG), Equações de ZoomB Laboratório Audiovisual (Brasil-SP) e Marginália 2 de Embolex (Brasil-SP).
Nervous Structure de Cuppetelli and Mendoza. Foto: Júlio Firmino.
 Contudo o Festival teve o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, o co-patrocínio da Contax, produção do Mercado Moderno e o apoio cultural do Museu Inimá de Paula e TV Globo Minas.









 
Vídeo: Júlio Firmino.


 Por Poliana Micheletti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário