segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os novos donos do pedaço


A história da humanidade demonstra facilmente que as tribos urbanas se caracterizavam pela personalidade, o estilo de vida e até mesmo um meio de protesto diante de problemas políticos e sociais. Atualmente, sua representação está mais vinculada a uma fase da vida, repleta de buscas pela formação de uma identidade e relacionamentos com aqueles que compartilham o mesmo pensamento, opinião e estilo. E dentro de uma sociedade capitalista e com índices de violência crescentes, onde esses jovens poderiam se reunir? No shopping, of course.

É nesse centro de consumo que verifica-se um grande número dessas diferentes tribos. Abandonando o clichê de apenas emos, góticos e punks; é possível observar por exemplo, o número significativo de meninas e meninos com roupas de marca ou durante a semana, ostentando uniformes de colégios da elite e classe média mineira. Mas não são apenas os adolescentes que caracterizam essas tribos urbanas. Pode-se ver os grupos de homossexuais ou até mesmo os viciados por compras.

Dentro dessas divisões de tribos, ainda existe uma subdivisão dos shoppings onde encontrá-los mais frequentemente. É o exemplo do Shopping Cidade, situado na região central de Belo Horizonte, que reúne um grande número de alunos durante a semana e fãs de anime no final de semana.

Existe um curioso atrativo no shopping que essas pessoas vêem como ponto de encontro e lazer. Além de usufruirem da praça de alimentação, cinema e jogos eletrônicos, esses grupos andam pelos corredores misturados entre os demais e ao mesmo tempo se destacando; seja pela forma de se vestir ou o comportamento. Sob olhares furtivos diante do exótico, todos se declaram respeitosos, mas é comum os comentários maliciosos entre todos os grupos.

Cercado por esse ambiente de consumo, aparentemente seguro; no final todos dividem histórias, momentos e vivem prévias das relações do “shopping da vida” e indiretamente acabam esquentando a economia brasileira.

Confira abaixo entrevistas sobre os variados pontos de vista a respeito de tribos, estilos e o shopping como ponto de encontro destas.



Vídeo: Poliana Micheletti

Por Lucas Rocha.


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