segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Metamorfose tecnológica.





Da esquerda para direita; Tim Berners-Lee, Bill Gates e Steve Jobs.Foto:Getty Images Montagem:Lucas Rocha

No ano de 1989, foi concebida pelo europeu Tim Berners-Lee a World Wide Web (em tradução livre é algo como Rede de alcance mundial) também conhecida como Web ou WWW, sendo um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Ao contrário do que muitos pensam, a internet se diferencia em seu conceito, pois é baseado em um conjunto de redes com acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Na época da Guerra Fria era necessária uma proteção da base de dados que não corresse o risco de ser perdida e dividida entre as bases militares, assim começou o uso da Web como ferramenta de transporte desse conteúdo.

O intuito de aperfeiçoar o sistema fez Bill Gates juntamente com Paul Allen desenvolverem o Software que tinha a função de ser um conjunto de programas de computador com procedimentos de documentação associados em causa com a operação do sistema de processamento de dados. O primeiro criado por eles foi uma versão do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800 da MITS. Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen fundaram a Microsoft, hoje é uma multinacional de sucesso que trabalha no desenvolvimento e vende licenças de softwares, fabrica eletrônicos de consumo como videogames e dá suporte a vários produtos e serviços relacionados a computação.

Com toda essa tecnologia chegando à sociedade, é preciso facilitar o acesso e a troca de informações e interações. Por exemplo, a rede social The Well, que por meio de fóruns faz discussões de diversos assuntos entre os participantes, e o Napster que foi o programa de compartilhamento de arquivos em rede, que protagonizou o primeiro grande episódio na luta jurídica entre a indústria fonográfica e as redes de compartilhamento de música na internet. Esse episódio é um marco nas transformações provocadas pela rede no contexto social, além de mudar toda a indústria fonográfica, possibilitou o acesso de todos ao mundo musical gratuitamente.

Algumas das Redes sociais mais usadas ultimamente. Foto:Getty Images

Ainda sob o ponto de vista de mudança social, podemos citar o portal de notícias e agregador de blogs americano criado por Arianna Huffington e Kenneth Lerer , o The Huffington Post. Esse portal fez a diferença nas eleições da África uma vez que todo o processo eleitoral foi repercutido através da divulgação feita em blogs.

Na competição do mercado tecnológico e a procura incessante de novidades entre os consumidores, surge a Apple criada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne que se destaca pela sua linha de produtos que incluem a linha de computadores Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Com tecnologia altamente avançada, tem mudado mais uma vez os padrões até então estabelecidos pelas tradicionais e conhecidas tecnologias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário